A VALINHO, mais do que uma Marca que oferece produtos alimentares de inegável qualidade, é uma empresa social e economicamente responsável, tecnologicamente inovadora e com preocupações ecológicas. Fomenta o crescimento do seu negócio de forma a criar e compartilhar valor com todos os seus stakeholders. A VALINHO acredita que este é o caminho, a única forma de garantir os seus resultados de forma sustentável e oferecer alimentos de qualidade.
Para a VALINHO, os clientes e os colaboradores são a sua maior riqueza e é exactamente por causa destes que os princípios que guiam a Marca são, e serão sempre, a honestidade, a integridade, a sinceridade e o respeito. A VALINHO acredita que a satisfação dos clientes é o segredo do seu sucesso e é por isso que está permanentemente focada no mercado e nos desejos, gostos e expectativas de todos os angolanos. A Marca, 100% angolana, procura satisfazer plenamente os seus consumidores com a qualidade dos seus produtos e dos serviços que presta, conseguindo assim manter uma relação de confiança e fidelidade com todos eles. Quanto ao seus colaboradores, a VALINHO defende que também eles são determinantes para o sucesso da empresa, pois a criatividade, o dinamismo e o entusiasmo são o motor de desenvolvimento de qualquer organização. Assim, a empresa continua empenhada no desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores, bem como na valorização da sua eficiência, visão e conhecimentos. Por tudo isto, o mote da Marca continua a ser "Fazemos com os angolanos, para os angolanos".
produtos e desenvolvimentos futuros
A gama VALINHO divide-se em seis tipologias de produto: fumados, charcutaria, fiambres, afiambrados, churrasco e presunto. São todos desenvolvidos a partir de carne seleccionada de elevada qualidade, receitas tradicionais e processos naturais de fabrico, onde sobressaem os aromas intensos e os sabores excepcionais que surpreendem os paladares mais exigentes. Todo o fabrico é controlado de forma a garantir a máxima qualidade e total segurança alimentar, e para isso, a Marca conta com uma equipa experiente, tecnologias de fabrico modernas e rigorosos processos de embalagem e conservação.
Mas a VALINHO não quer ficar por aqui. Para além do desenvolvimento de novos produtos, a empresa está a projectar a expansão do negócio nas áreas da produção de cereais, rações, criação animal, abate, distribuição e transformação de carnes. O objectivo é chegar a todas as províncias de Angola e conquistar mais mercados em África e no resto do Mundo.
mercado
A VALINHO nasceu em Angola, em 1996, e o seu percurso de sucesso fez dela uma referência e uma Marca de confiança dos angolanos, líder de mercado e sinónimo de qualidade.
Os angolanos olham para a VALINHO como a "sua Marca" e isso não acontece por acaso - desde o início da sua actividade que a empresa aposta fortemente na inovação, na qualidade dos seus produtos e na satisfação de todos os clientes. Foi esta a filosofia que caracterizou sempre a VALINHO, sendo hoje reconhecida como a empresa mais inovadora na área da transformação de carnes em Angola.
Quanto ao futuro, prevê-se um aumento do consumo, em consonância com a expansão do mercado alimentar angolano, graças ao incremento da economia do país e constante crescimento do PIB "per capita", o que permite, a pouco e pouco, o surgimento de uma classe média forte.
COMUNICAÇÃO
A primeira grande campanha de comunicação da VALINHO foi dedicada à gama Fiambres e surgiu em 2011, sob o mote "Fiambres do Cientista". Tratou-se de uma campanha "mass market" que gerou um aumento de notoriedade da Marca, enquanto que a forte aceitação da gama VALINHO junto dos angolanos, foi responsável pela crescente fidelização e empatia dos consumidores.
Em 2012, a VALINHO lançou outra grande campanha publicitária, desta vez com o objectivo de comunicar toda a gama de produtos - "A visita do Avô", que apostou na estratégia de valorização dos produtos "Made in Angola".
Em 2013, a Marca voltou a apostar numa campanha multi-meios, para comunicar o lançamento de uma nova gama de produtos - os "Fatiados", valorizando as vantagens da conveniência deste formato e, principalmente, a frescura da produção local.
vantagens competitivas
VALINHO é a Marca angolana, dentro do seu segmento, com maior expressão nacional e com produtos em que os angolanos depositam toda a sua confiança - os produtos que apreciam e recomendam. É uma Superbrand, líder de mercado, que possui uma ampla variedade de produtos de alta qualidade: fumados, charcutaria, fiambres, afiambrados, churrasco e presunto.
A empresa acredita que o sucesso da sua Marca só é possível graças à sua estratégia de produção de charcutaria de qualidade, com matéria-prima de excelência, que alia receitas tradicionais a tecnologias modernas de produção, com rigoroso supervisionamento de qualidade, e assentes em serviços organizados e numa distribuição própria fiável. A estes factores acresce ainda o facto de a VALINHO utilizar carne de origem angolana, promovendo desta forma o crescimento da economia local e o desenvolvimento da produção pecuária nacional, independente de mercados externos, de compromissos de importação e com uma maior autonomia de gestão.
• Para produzir um chouriço VALINHO são necessários mais de 30 produtos diferentes, incluindo diversos tipos de cortes de carne de porco, condimentos, especiarias, entre outros.
• Para além do Chouriço do Lubango, o Chouriço Picante do Cacuaco da VALINHO é o único produto de charcutaria que só existe em Angola, e é feito com gindungo Cahombo.
• A Carnes Valinho S.A. tem um programa de formação de combate à malária e à febre tifóide, que abrange todos os funcionários da Empresa, bem como as suas famílias. O sucesso deste programa permitiu acabar com o absentismo por motivos de doença e erradicar os casos de malária entre os colaboradores. Para além da formação em sala, este programa ensina como se colocam redes mosquiteiras e oferece redes milimétricas, baldes e sacos de plástico para
o lixo, bidons para água, entre outros.
• Desde 2018, o programa de mobilidade profissional MOB 2020 – desenvolvido pela VALINHO e pelo Grupo Primor –, já levou a Portugal mais de 40 angolanos de vários departamentos da Empresa, para receberem formação "on-the-job", com a duração de quatro a oito meses.
Carlos Ferreira
CEO
Nelson Abreu
Director-Geral