A VALINHO, mais do que uma Marca que oferece produtos alimentares de inegável qualidade, é uma empresa social e economicamente responsável, tecnologicamente inovadora e com preocupações ecológicas. Fomenta o crescimento do seu negócio de forma a criar e compartilhar valor com todos os seus stakeholders. A VALINHO acredita que este é o caminho, a única forma de garantir os seus resultados de forma sustentável e oferecer alimentos de qualidade.
Desde 1996, que a promessa da Marca VALINHO é "Produzimos em Angola, com os angolanos, para os angolanos". Os valores da Marca – Integridade, Segurança, Qualidade e Respeito – são a prova de que os seus clientes e colaboradores constituem a sua maior riqueza e é a pensar neles que, todos os dias, oferece produtos da mais elevada qualidade.
A VALINHO sabe que a satisfação dos seus clientes é o segredo do seu sucesso, continuando por isso permanentemente focada no mercado, e nos desejos, gostos e expectativas dos consumidores angolanos. A Marca é 100% angolana e procura satisfazer plenamente os seus consumidores com a qualidade dos seus produtos e dos serviços que presta, conseguindo assim manter com todos eles uma relação de confiança e fidelidade.
Já no que diz respeito aos seus colaboradores, a VALINHO continua a defender que eles são determinantes para o sucesso da Empresa, mantendo-se empenhada no seu desenvolvimento pessoal e profissional.
A criatividade, dinamismo e entusiasmo de quem trabalha na Empresa constituem o motor do desenvolvimento da Marca.
Os produtos da gama VALINHO são desenvolvidos a partir de carnes seleccionadas, de elevada qualidade e com diversas origens, incluindo de produção nacional. São feitos a partir de receitas tradicionais que incorporam especiarias e condimentos locais, onde sobressaem os aromas intensos e os sabores excepcionais que surpreendem os paladares mais exigentes. Todo o fabrico é controlado de forma a garantir a máxima qualidade e total segurança alimentar. Para isso, a Marca conta com uma equipa experiente e as mais modernas tecnologias de fabrico, embalagem e conservação.
A diversificada gama de charcutaria VALINHO vai desde cozidos, como mortadelas e fiambres de carne de porco e aves; enchidos fumados com vários tipos de chouriço e chourição, de onde se destaca o Chouriço Picante do Cacuaco; presunto; bacon; até um conjunto de produtos fatiados, transversal a toda a gama.
mercado
O ano de 2020 assinala o 25.º aniversário da Marca VALINHO. Foi em 1996 que nasceu a empresa Valinho Angola Lda. e, dez anos mais tarde, o seu Centro de Distribuição. Em 2008, e já com a designação Carnes Valinho S.A.,
a Empresa inaugurou a sua primeira fábrica de transformação de carnes de Angola.
Este percurso de sucesso fez da Marca líder de mercado e sinónimo de qualidade. Os angolanos olham para a VALINHO como a Marca de referência e isso acontece porque, desde o início da sua actividade, a Empresa sempre apostou na inovação, na qualidade dos seus produtos e na satisfação de todos os seus clientes e consumidores. Foi esta a filosofia que sempre caracterizou a VALINHO, sendo hoje reconhecida com a maior e mais inovadora empresa na área de transformação de carnes em Angola.
A VALINHO está ao nível de todas as Marcas internacionais que chegam ao mercado angolano por via da importação. Passados 25 anos, a Empresa promete continuar o seu percurso de sucesso e marcar esta data como o ponto
de partida para uma nova VALINHO.
Em 2011, "Fiambres do Cientista" foi o mote da primeira grande campanha de comunicação da VALINHO, dedicada à sua gama de Fiambres. Esta campanha gerou um forte aumento da notoriedade da Marca, e foi considerada por muitos especialistas como um dos mais emblemáticos anúncios de televisão realizados por uma empresa angolana. Em 2012, a Marca lançou a campanha "A visita do Avô", focada na valorização do "Feito em Angola", e em 2013, a campanha "Fatiados sempre frescos, sempre angolanos", para lançar os novos formatos de conveniência.
Desde a sua criação, há 25 anos, o logótipo da Marca tem também evoluído, acompanhando as tendências e o gosto do seu público-alvo: o povo angolano.
vantagens competitivas
No mercado angolano, a VALINHO ocupa um lugar de liderança, com produtos de qualidade que oferecem a máxima segurança aos consumidores mais exigentes. Uma prova desta conquista, que a Marca reitera há 25 anos, é o selo de Marca de Excelência em Angola, que já ostenta há vários anos. Atribuído pela Superbrands, uma entidade internacional e independente, esta distinção reconhece o sucesso da produção de charcutaria de qualidade VALINHO, com matérias-primas de excelência e receitas tradicionais adaptadas ao gosto dos angolanos.
São mais de 100, as referências produzidas no pólo do Cacuaco da VALINHO, feitas a partir de carne produzida em Angola, através de parcerias com empresas locais, promovendo assim a produção suína nacional. Estes produtos chegam às prateleiras dos supermercados logo após o seu fabrico, o que os torna incomparavelmente mais frescos, quando comparados com produtos importados. Uma capacidade de armazenagem de 2500 toneladas e uma frota de distribuição própria, garantem ainda que a cadeia de frio VALINHO nunca será posta em causa, assegurando assim a máxima qualidade de todos os seus produtos.
• Para produzir um chouriço VALINHO são necessários mais de 30 produtos diferentes, incluindo diversos tipos de cortes de carne de porco, condimentos, especiarias, entre outros.
• Para além do Chouriço do Lubango, o Chouriço Picante do Cacuaco da VALINHO é o único produto de charcutaria que só existe em Angola, e é feito com gindungo Cahombo.
• A Carnes Valinho S.A. tem um programa de formação de combate à malária e à febre tifóide, que abrange todos os funcionários da Empresa, bem como as suas famílias. O sucesso deste programa permitiu acabar com o absentismo por motivos de doença e erradicar os casos de malária entre os colaboradores. Para além da formação em sala, este programa ensina como se colocam redes mosquiteiras e oferece redes milimétricas, baldes e sacos de plástico para
o lixo, bidons para água, entre outros.
• Desde 2018, o programa de mobilidade profissional MOB 2020 – desenvolvido pela VALINHO e pelo Grupo Primor –, já levou a Portugal mais de 40 angolanos de vários departamentos da Empresa, para receberem formação "on-the-job", com a duração de quatro a oito meses.
Carlos Ferreira
CEO
Nelson Abreu
Director-Geral